domingo, 9 de agosto de 2015

Olá pessoal, olha só quem voltou com as resenhas \o/ por causa da Maratona Literária de Inverno que houve agora no mês de julho eu consegui realizar 6 leituras e irei fazer a resenha de todos os livros no decorrer do mês. Eu não irei fazer os post´s por ordem de leitura. E hoje nós vamos conversar um pouquinho sobre O Assassinato no Expresso do Oriente da Agatha Christie



Não direi que foi uma primeira experiência desastrosa porque estaria mentindo. Mas o livro não me cativou tanto (principalmente no final, mas não vamos colocar a carroça na frente dos bois e vamos por partes).


















O livro se inicia de uma forma bem fluida e os acontecimentos são rápidos pra engatar. Nós iremos acompanhar a trajetória do protagonista Hércule Poirot que é um detetive super conhecido por ter desvendado casos em vários países. Sua fama chega a passar de boca em boca em qualquer lugar que o mesmo vai. A história começa quando o Poirot está em uma plataforma e recebe uma ligação urgente pedindo a ajuda de seus serviços. A primeiro momento não sabemos do que se trata mas a história continua e embarcamos juntos no Expresso do Oriente.

O nosso detetive embarca no trem para um caso muito requisitado e se eu não me engano é em Londres. Só o que ele não esperava é que no meio de uma nevasca devastadora, uma pessoa fora assassinada dentro do próprio expresso. Atordoado e curioso com o fato , seus extintos de detetives se tornam aguçados e ele arregaça as mangas e parte para a investigação.




















O livro é dividido em três partes como vocês verão daqui pra frente. Na parte "Os fatos" como o nome já sugere, ele irá analisar toda a situação do caso. Cada cômodo, cada passageiro, cada cabine, enfim! Será uma mexida de ambiente sem igual.
















Na parte "Os testemunhos" Poirot irá interrogar 'todos' os passageiros incluindo o condutor do trem. O caso de um homem ter aparecido morto dentro de uma cabine durante a viajem leva o detetive a duvidar de todos, até da própria sombra. Nessa parte do livro as evidências de quem foi o culpado(a) ficam cada vez mais difíceis. Eu particularmente fiquei com uma puga atrás da orelha em quase todos os momentos durante os interrogatórios. 





















Nessa última parte, o nosso detetive depois de muitas dúvidas, muitas especulações começa a chegar no ponto X da questão e o quebra-cabeça vai se ligando aos poucos. Muito são os suspeitos mas o motivo principal do tal assassinato se faz muito além daqueles meros vagões. 
























Confesso que o final do livro não foi tão surpreendente pelo menos pra mim. Acho que a autora poderia ter abordado mais dos personagens. Mas como primeira experiência, achei válida.  






























No mais eu gostei da história, a Agatha consegue te prender do início ao fim da trama. A descrição dos ambientes é bem interessante e em nenhum momento se tornou um fardo acompanhar as "expedições" do Poirot. 































Já no final do livro tem esse "compilado" mostrando outras obras da autora. Digamos ser uma "série independente". Tipo, não precisa ler especificamente na ordem porém é o mesmo protagonista em ambas as tramas. E tem um box com 3 desses livros da foto acima que to bem curioso pra ler.































E vamos a parte visualmente linda do post hahaha. A edição! Eu achei essa capa sensacional! No começo não simpatizei muito com ela, sei lá, achei meio "enfeitada" porém revi meus conceitos e entendi o quão condiz com a história do livro.



















Essa lombada é muito linda. A Editora Nova Fronteira fez um belo trabalho, tanto na capa quanto na qualidade das folhas. Todos os livros dessa "série" tem aquela 'coroa' na parte superior da lombada que eu achei bem chamativo.




















Bom, de uma forma mais simples, eu gostei da leitura, foi agradável, fiquei curioso pra saber quem era o "pivor" da história toda. A narrativa é rápida e intrigante. E a todo momento me lembrei da série CSI Las Vegas que eu adoro. Enfim gente, fica aí uma dica de um livro curto mas bem interessante. 

E vocês, já leram Agatha Christie? Tem outros livros pra me recomendar? Deixem nos cometários que adorarei ler :)

Até a próxima pessoal!

Visite também :)

 | Facebook | Twitter | Youtube | Instagram

6 comentários:

  1. Oi Junior,

    Esse também foi o primeiro livro que eu li da Agatha Christie e não me cativou muito. Acho que fui com expectativas muito altas, mas não achei que o desfecho satisfez a ansiedade da resposta que permeia pelo livro todo. Desde então, fiquei meio com um pé atrás, mas ainda preciso ler outro livro dela para ver se mudo minha opinião. Gostei muito da parte dos interrogatórios, e também achei que poderia ter aprofundado um pouco mais em cada personagem!

    Ótima resenha, abraços!

    Marina Cases
    http://pfslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, como disse na resenha não fiquei tão apaixonado por esse livro. Mas olhando por esse lado o final dá um ponto final a aquela agonia que tem em toda a narrativa de saber quem é "o" culpado, né?
      Obrigado :)

      Excluir
  2. Oi, Junior! Tudo bem? Diferente de você, eu amei "Assassinato no Expresso do Oriente" e fiquei extremamente surpreso com as diversas reviravoltas que a Agatha nos preparou! haha Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tony, assim... Eu gostei do livro mas o final me fez não ama-lo, entende? hahaha mas pretendo ler outros livros da autora, vai ver me surpreendo mais xD
      Abraços :)

      Excluir
  3. Ooi!
    Quero muito comecar a ler os livros dela, e creio que esse será o meu primeiro. fiquei triste por dar pra prever, mas acho que nao vai estragar né?
    beijooos!
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz
      Eu fui bem leigo em relação a história... Eu gostei mas o final não me pegou desprevenido, sabe? Mas eu acho válido a leitura. Super recomendo!
      Abraços :)

      Abraços :_

      Excluir