domingo, 22 de março de 2015

Livro: Aristóteles & Dante Descobrem os Segredos do Universo.
Autor: Benjamin Alire Sáenz.
Editora: Seguinte.

                                        


Olá pessoal, a resenha da vez é do divertido Aristóteles & Dante Descobrem os Segredos do Universo. Um título enorme, eu sei. Bom o livro que eu terminei 'ainda' pra Maratona Literária de Carnaval , foi até surpreendente pra mim nessa 3º vez que li o mesmo. Quem já viu meus outros vídeos sabe 'O Porque' dessa quantidade toda de leitura.


Enfim, vamos a resenha! Bom o livro irá se passar na década de 80 nos Estados Unidos (Novo México). Temos como protagonista o Aristóteles ou Ari, pros íntimos. E ele é um garoto bem melancólico, se questiona a todo momento e nós meros leigos da história ficamos um pouco incomodados. Bem ele tem uma família bem diferente pois enquanto a mãe tem um cuidado maior, é mais próxima do filho, o pai já é frio, distante do garoto. E claro que nós não sabemos o porque de cara. O Ari vive com os pais, claro. E tem duas irmãs que não moram com eles, mesmo assim elas menosprezam muito o Ari. O irmão dele o Bernado, está preso, e nem nós nem o Ari sabemos o porque. 

O livro começa mesmo quando o Ari conhece o Dante que será o seu amigo dali em diante. O Dante ao contrário do novo amigo, é totalmente alegre, divertido e pra cima o tempo todo. Vários questionamentos surgem na cabeça do Ari, por não saber de onde vem tanta felicidade. O livro vai caminhando aos poucos até acontecer um Fato X, que irá afetar os garotos completamente. A partir desse momento, várias coisas começam a acontecer. O tempo passa e os pais do Dante acabam recebendo uma proposta de emprego em outro estado na duração de 1 ano.

Nesse meio tempo, o Ari irá "suprir" essa necessidade indo em festas, entrando em contato com drogas, bebidas. Sim, um garoto do ensino médio tendo um "leque" de opções.

Quando o Dante volta dessa viagem , várias coisas mudaram e mesmo assim, o fantasma do passado, ainda assombram os garotos. E no final as dúvidas que tivemos serão esclarecidas de uma forma um pouco rápida, eu diria. 

O livro em si, tem diversas referências, tanto musicais, artísticas, poesias, tudo relacionado a época. O livro também trata de problemas na adolescência, como o descobrimento sexual de alguns personagens. Existe algumas críticas que o autor faz a esteriótipos. Enfim N motivos para vocês darem uma chance a esse livro.


Essa frase logo do começo já me deu uma certa ideia de No que eu estou me metendo. 


Se você é uma pessoa de mente aberta, irá aproveitar bastante a leitura,assim como eu, pois trata de assuntos "delicados". Em diversos momentos me identifiquei com o Aristóteles. A e outra coisa, o título é meio que um "pensamento" que o protagonista tem sobre as coisas. 


Por ser minha 3º e última vez que leio esse livro, consegui tirar coisas que nas duas primeiras vezes não consegui. Fiz diversas marcações bacanas \o/.


Não preciso falar nada dessa capa, né? Ela é meio brilhosa e a Lombada é linda! A escrita do Benjamin é bem singular, porém simples e de fácil entendimento. 

Bom gente, essa foi a minha resenha para Aristóteles & Dante Descobrem os Segredos do Universo. Se vocês já leram ou pretendem ler, me contem aí nos comentários.

"Pra ser conhecido, era preciso fazer as pessoas acreditarem que você era divertido e interessante. E eu simplesmente não era um bom fingidor" - Página 33.

Visite também :)

8 comentários:

  1. Um dos melhores livros que já li, por favor, façam mais livros GLS assim

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Junior! Tudo bem? Tenho bastante vontade de ler esse livro, adoro a capa e a premissa dele. Espero um dia poder lê-lo! Parabéns pela resenha, gostei bastante dela! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Tony
      Espero que você consiga lê-lo o quanto antes, porque é bem divertido.
      Abraços :)

      Excluir
  3. Oi Junior,
    Sempre vejo elogios a este livro, e a curiosidade de ler só cresce.
    É bom ver os autores se arriscando mais e tendo coragem para abordar assuntos mais delicados.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse livro é bem visto pelo publico tanto dentro quanto fora do país. E o tema abordado pelo autor é bem polêmico. Recomendo :)
      Abraços.

      Excluir
  4. OOOi! Você não sabe o quanto eu quero ler esse livro, desde o ano passado! A estória parece ser incrível! Eu mal posso esperar pra ler (na vdd não aguento mais esperar, eu preciso comprar) SHUHUSAHUA... beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara
      Então compre logo haha, porque é muitoo divertido. Recomendo o/
      Abraços :)

      Excluir